domingo, 24 de junho de 2007

Reparos do dia 24 de junho



Neste domingo, mais um dia de reparos.

Avanços: colocamos adesivos com o nome do barco (FENIX) nos dois lados do flutuador de mastro. Instalamos os trapézios do proeiro. R. fez o acabamento no encaixe da extensão do leme permitindo que ele rode corretamente. As mangueiras protetoras do extensores dos estais laterais foram colocadas. Aprendemos uma nova versão de um ditado nacional com o R. O dificil foi traduzir o ditado. Ainda continuamos procurando novos usos múltiplos para pregos dentro da prática moderna da vela esportiva. Um pouco mais de prática e algumas quedas de mastro e chegamos lá.

Mas o incrível foi que a nova adriça de aço não funcionou bem. O nicopress ficou com um diâmetro largo demais para correr livremente na roldana do topo do mastro e o cabo de aço está espesso e pouco flexível.

Faltou também um cabo adequado para a adriça. Concluímos que o correto será usar 20 metros de cabo 5 mm pré-tensionado. Apesar de tentarmos com um cabo improvisado não foi possível erguer a mestra até o final e engatar a adriça na unha do topo do mastro. A conclusão é que se o cabo da adriça é fino demais fica difícil de içar e se for grosso não corre na roldana. Outro ponto: se o cabo não é do tipo pré-tensionado tem-se uma situação na qual quando a vela está quase toda suspensa e portanto com todo seu peso tensionando a adriça, as puxadas, ao invés de içarem a vela, alongam e esticam o cabo.

Para se testar o estai frontal precisávamos que a vela fosse içada e para isso claro, tivemos e conseguimos erguer o mastro. Desta vez com apenas três pessoas e usando o método tradicional de apoiar o mastro no chão e depois levantá-lo na vertical.

Com a vela mestra içada fizemos medidas e apostamos que o estai frontal terá mesmo que ser cortado em 30 cm para se que se tenha a inclinação correta do mastro para trás.

Tarefas para casa:

1 - Reduzir o estai frontal em 30 cm;
2 - Refazer o cabo de aço da adriça;
3 - Comprar 20 metros de cabo 5 mm pré-tensionado para a adriça da mestra.

Quebramos a cabeça para entender como passar os cabos de controle da buja neste velho HC, mas ainda não temos solução já que todas as referências e fotos de montagem que encontramos não casam com as ferragens instaladas no bordo de proa.

Algumas decisões foram tomadas. H. - que vai para o exterior por cinco semanas - tentará encontrar as cabeças de talas e a borracha antiderrapante para os bordos. R. estará encarregado das camisetas e eu fico com os bonés.

O plano é tentar velejar primeiro até o Clube da Aeronáutica.

Deverá ser o primeiro teste da FENIX.

Um comentário:

  1. Oi, achei teu blog pelo google tá bem interessante gostei desse post. Quando der dá uma passada pelo meu blog, é sobre camisetas personalizadas, mostra passo a passo como criar uma camiseta personalizada bem maneira. Até mais.

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