sábado, 9 de junho de 2007

O cabo da adriça - pequenos macetes


Hoje fizemos algumas medidas para que fosse possível confeccionar o estai frontal e o cabo de aço da adriça.

Sem um outro barco perto para fazer comparações tudo é um desafio. Foi assim para diferenciar apenas pelos manuais da internet, entre o que se chama de “comp-tip halyard” (adriça de competição) e “non-comptip halyard” (adriça para cruzeiro).

Parece que a Fênix precisa de uma adriça de competição já que no topo do mastro temos uma ferragem em forma de unha que segura uma “luva” feita com dois nico-press, idêntica a que tenho no Hobie Cat 14.

As duas extremidades do cabo de aço da adriça de competição são diferentes. Em uma das pontas é colocada uma sapatilha, acompanhada de seu respectivo nico press. Esta é a extremidade que vai se conectar com o topo da vela mestra, através de uma anilha.

Na outra ponta não se deve colocar sapatilha, mas apenas fazer o "olho" do cabo e fechá-lo com um nico press (se houvesse uma sapatilha nesta extremidade, ela impediria que o cabo de aço entrasse e corresse por dentro da roldana do topo do mastro).

O mais particular deste cabo: devem ser colocados dois nico press (um na seqüência do outro) mais ou menos a cerca de 32 cm da extremidade da sapatilha. Estes dois nicopress formam uma “manga” saliente no cabo. Esta manga (ou luva) se prende na ferragem tipo unha (que fica rebitada no mastro) e impede que a adriça corra livremente quando o barco está armado e a vela tensionada. A unha "segura" (prende a manga e portanto a adriça) e recebe a tensão colocada na testa da vela quando a vela mestra esta içada.

Como cada Hobie Cat é montado com a unha em uma altura diferente do mastro (pode variar um pouco para cima ou para baixo) a altura do cabo onde se prensa os nico press da manga/luva é crucial.

Assim, ao invés de se arriscar se cortar o cabo de aço e prensar os nicopress na medida ou local errado, o melhor é descer o mastro e medir o tamanho certo para cada barco e só depois confeccionar o cabo da adriça.

Nesse dia fizemos também a medida certa do estai frontal (aparentemente deve ter 5,8 mts). Retiramos o trampolim para limpeza e troca do cabo (16 metros). O R. levou um excelente parafuso com porca para a cana de leme para substituir o tal do prego (não conseguimos achar um pino com cupilha longo o suficiente). Mas a extensão da cana do leme (que foi comprada nova) terá ainda que ter sua ponta prensada de forma a adquirir uma capacidade de rotabilidade total na direção da popa do barco (esta rotabilidade é necessária durante a manobra de cambagem).

O Jucá lavou todos os cabos na máquina de lavar a roupa e o H. pegou as rodas do carro de atraque, compradas pelo R. Novamente tivemos a presença do Seu Deco que nos ajudou a selar as pontas dos cabos do trapézio, provisoriamente instalado para que depois arrumemos os detalhes.

Na intenção de tirar as medidas para o estai frontal e para o cabo de aço da adriça, tivemos que descer o mastro mas decidimos usar um outro metodo de descida (diferente do metodo força bruta usado na vez anterior)...parece que não deu certo...o mastro caiu no chão! Felizmente não tivemos um acidente.

Na queda, a cabeça do mastro se soltou e teremos que rebitá-la novamente no local. Vamos aproveitar para lubrificar a roldana interna e limpar a cabeça do mastro (que estavam cheias de lama e terra!).

Um comentário:

  1. Boa tarde.
    Estou procurando mastro para um HC 14.
    Para Belém do Pará.
    Sabe onde encontrar?
    Serve só o perfil também.

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