quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Desvirando Hobie Cats - os videos

A maior parte das pessoas que velejam pela primeira vez um Hobie Cat percebem que o barco pode virar e ficam curiosas sobre o que fazer caso isso aconteça.

Desvirar um Hobie Cat pode ser fácil dependendo de três fatores: técnica, peso das pessoas e posição do barco virado em relação ao vento.

No meu entender a virada tem um efeito psicologico que vai na direção de fragilizar o velejador porque o desloca de uma situação de controle (antes de virar) para uma posição sem controle, dentro d´água e com o barco em situação critica (virado!).

Já abordei este assunto em outros posts deste blog e dessa vez faço um registro visual com alguns vídeos selecionados onde se pode ver as equipes desvirando Hobie Cats:

Video 1 - Hobie 16

Video 2 - Dois Malucos no Taiti

Video 3 - Capotando de frente (é pior que virar de lado!)

Video 4 - Ventos de 30 nós

Video 5 - O desvirador profissional



Para uma descrição teórica sobre como desvirar clique AQUI

2 comentários:

  1. Meu amigo,
    Bem interessantes seus posts.
    Meu nome é Danilo, velejei por muito tempo em SP e na região de Paraty (RJ), mas estou parado desde 2004, quando nasceu meu filho... Estou morando em BSB desde 2005, e agora, com o guri tendo completado 6 anos, acho que tá na hora de arrumar um barquinho pra eu e ele podermos dar uns bordos...
    Nesse sentido, queria saber onde é que se encontram HCs aqui na cidade! Sou sócio do Clube Naval, e às vezes vou à Asbac, mas não vejo HCs na água. Vejo muito monocasco exageradamente grande pra o Paranoá, mas monotipo que é bom nada!
    De qualquer forma, se o amigo souber de algum barco em bom estado à venda, e puder por favor me informar eu ficarei grato!
    Abraço
    Danilo
    dqpalermo@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá. Estou de mudança para Brasília, pretendo trazer meu HC 14, e gostaria de algumas informações de alguém mais experiente sobre as condições dos ventos no lago e sobre onde posso guardar o barco. Grato, Fabricio - farofa.fabricio@hotmail.com

    ResponderExcluir