segunda-feira, 5 de março de 2007

Desvirando um Hobie Cat


Uma das experiências de maior desafio, mesmo para os velejadores mais experientes, é desvirar um Hobie Cat.

Quando o HC vira com o mastro inteiramente voltado para o fundo (virada tartaruga) a coisa fica ainda um pouco mais complicada.

Para evitar a "virada tartaruga" devemos nos prevenir. A melhor coisa a fazer é ter certeza de que o mastro está completamente estanque à entrada de água. Quando o barco vira e um mastro bem vedado atinge a água ele serve como um flutuador e não afunda na água. Para que o mastro esteja o mais estanque possível revise com cuidado todos os rebites e furos e sele-os com silicone. Depois retire o mastro do barco e realiza um teste de flutuação colocando o mastro em águas rasas. Verifique no teste se todas as entradas de água possíveis estão seladas com o silicone.

Um local para aprender a teoria de como desvirar um Hobie pode ser encontrado em:

http://www.chazard.org/emmanuel/cours-de-catamaran-prise-de-mat-ressalage-dessalage-remorquage

Apesar deste cuidado em caso de "capotagem" tudo pode ser resolvido com a ajuda da gravidade, do vento e é claro: de uma boa técnica e muita calma.

No link abaixo voce encontrará a teoria (apenas a teoria) a respeito desta manobra e algumas dicas do material que preferencialmente deve estar instalado no barco para evitar esta situação ou amenizá-la (tal como o flutuador de topo de mastro em forma de zepellin).

http://www.hobiecat.com.au/pdf/2005parts_pdf/18_19.pdf

3 comentários:

  1. http://www.chazard.org/emmanuel/cours-de-catamaran-prise-de-mat-ressalage-dessalage-remorquage. Só em francês

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  2. Estou lendo seu relato e fico muito feliz pela experiência. Estou passando por tudo que vocês passaram, compra do veleiro, início das aulas, primeiras capotadas, quebras e agora chegou ao ponto da reforma geral. Desmontei todo o meu Hobie Cat 14 para reforma. Poderiam me indicar alguém pra reformar o casco ( banana ) pois aconteceu um acidente e o estrago é grave. Eu mesmo iria fazer, mas temo que não fique bom, e é uma parte estrutural do barco, sendo assim, precisa ficar bem feito. Parabéns e muito obrigado. Bons ventos.

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  3. Esqueci de deixar meu nome...Luciano, e-mail é lucianorebequi@hotmail.com .grato.

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