A “história da reforma do Hobie 16” - Os antecedentes
Em junho de 2006, um diplomata que estava se mudando de Brasilia, me ligou perguntando se eu teria interesse em um Hobie-Cat 16 pés (http://www.hobiecat.com.br/h16.htm). O Hobbie estava no fundo da casa que ele alugava no Lago Sul e estava sem destino devida a mudança.
O barco estava ao vento e ao tempo (sem ver água ou lago) já havia no mínimo três anos, em estado de abandono (veja as fotos no link colocado mais abaixo neste documento).
Como o diplomata estava de mudança para fora do país no dia seguinte, a decisão teria que ser rápida: o barco teria que ser assumido ou deixado no fundo do quintal e pelo proprietário o destino provável seria o aterro sanitário.
Fora o trampolim e o mastro, o barco estava em mal estado. Como eu já tenho um Hobie-Cat 14, não me interessei de comprar, mesmo que fosse preço muito baixo.
No entanto para ajudar o amigo e para não deixar que o barco tivesse este triste fim, paguei o frete do Barco até uma “ponta de picolé” de um outro amigo no Lago Norte, onde o barco se encontra atualmente e onde possivelmente será reformado.
Escrevo este texto em novembro de 2006 e na data de hoje, o estado do barco é:
• Velas rasgadas sem condições de uso;
• Cascos bastante avariados e com rachaduras, pintura ruim;
• Sistema de leme quebrado;
• Cabos não existem;
• Estaiamento dos cabos de aço sem condições de uso;
• Roldanas e moitões em geral inexistentes (exceto o moitão principal);
• Trampolim e mastro em condições de uso;
• Outros.
Nestes últimos meses, depois de vários orçamentos e buscas de peças usadas em Olinda, João Pessoa e São Paulo, estamos em condições de dizer que a reforma total do barco, para que se atinja condições de navegabilidade, é por volta de 4.000 reais. Pode ser um pouco mais ou um pouco menos.
A pintura e recuperação da fibra serão feitas por profissionais no Cota Mil, mas todo o resto deve ser feito pelos “sócios”, como o nosso espírito de companheirismo, neste trabalho da de equipe.
O objetivo geral é de que, após a recuperação, o barco seja usado para nosso lazer e companheirismo conjunto e o mais importante: para ensinar pessoas (jovens e outros) a velejar este clássico barco. Velejar é preciso.
Até que tenhamos melhor opção, o barco deve permanecer, durante e após a recuperação, na ponta de picolé do Lago Norte onde todos os cotistas terão acesso para velejar, basta avisar antes.
Veja as Fotos do Barco
As fotos da recuperação serão/estão sendo colocadas em um álbum de fotos virtual e podem ser vistas no seguinte endereço:
http://fotos.terra.com.br/album.cgi/1232953
[Fotos da recuperação de um Hobie Cat 16 no Lago Paranoá em Brasilia. Barco bastante danificado é recuperado em orçamento mínimo para servir de barco de aula para pessoas que querem ingressar no esporte da vela.]
Até o momento da escrita deste, como ainda não iniciamos a recuperação e estamos apenas nos preparando, só temos fotos do barco em seu atual estado, que é danificado.
“Um barco à procura de um nome”
É um desafio recuperar este barco e abrimos aqui a busca por novo nome para o barco.
Eu vou abrir, seguindo a sugestão de um amigo que ao ouvir a história do barco pensou no nome de "Fénix".
A fênix ou fénix é um pássaro mitológico que quando morria entrava em auto-combustão e passado algum tempo renascia das próprias cinzas. Outra característica da fénix é a capacidade de transportar em vôo cargas muito pesadas, havendo lendas nas quais chega a carregar elefantes.
Não sou supersticioso
Há 13 anos
É com muita satisfação q vejo esta reportagem, ou o q seja. velejo de Hobie a 25 anos e sou apaixonados por estes cats de alta performance. Nunca gostei de ver um cat se acabando ao leo. sempre q tenho tempo e oprtunidade compro reformo e revendo, fazendo mais um amante do esporte velejarnesta incrivel classe. Hj velejo de HC - 16, competindo em todas as regatas possiveis, inclusive Norte nordeste e Brasileiro. Os meus filhos de 20 e 13 anos ja me acompanham e são campeões no comando da embarcação. Espero q hj este hobie esteja reformado, e fazendo a alegria de muitos velejadores, ai em Brasilia. Parabéns a todos os envolvidos.
ResponderExcluirabraços
Roney Silva Andrade da Flotilha Baiana de HC
Email: Roneypapito1@hotmail.com