quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Sobre os ventos - Deuses gregos e ironia



A ironia dos ventos de fim de semana

O fim de semana de 4 e 5 de agosto de 2007 em Brasilia parece ter sido feito para passar raiva nas pessoas que durante os dias da semana só podem ficar olhando para a janela de um escritório, sem poder ir velejar. Durante toda a semana fez um vento maravilhoso no Lago Paranoá (10-15 m/s). Mas o que acontece no sábado e no domingo? Nada de vento....apenas brisinhas....e o que acontece na segunda seguinte? Novamente ventos fortes.....parece coisa do canhestro... Mas eu já falei para o pessoal que de presente dos dias dos pais quero um dia livre só para velejar e com bons ventos...vamos esperar o sabado do dia 11 de agosto, véspera do dias dos pais.

Qual é mesmo o deus grego que comanda os ventos?



Na verdade, como os gregos não economizavam Deuses, eles tinham OITO Deuses para os ventos!

Um para para cada um dos oito quadrantes, dependendo de onde o vento vinha!

Muito prático pois assim os marinheiros poderiam rezar direto para o deus da direção correta, sem perigo de pedir um vento por reza e ele vir de uma direção inconveniente.

Aqui vão os quatro ventos-deuses principais:


Boreas - vento norte
Zephryos - oeste,
Notos - vento sul
Euros - leste.
.

Na foto que ilustra esta postagem, vemos o Deus do Vento Oeste (Zephyrus) em um encontro sensual com sua irmã (Hyacinthque).

Esses gregos!!!

Nada de culpas cristãs e ainda não tinham inventado o chato do Freud!

Se ficou curioso e quer saber sobre os outros Deuses do Vento ver em:

http://www.mlahanas.de/Greeks/Mythology/Anemoi.html

Peço que pelo menos um deles nos abençoe nos próximos dias de fim de semana...

Tentando encontrar companheiros de vela em Brasilia

Já se passaram duas semanas desde que levamos a Fênix para o seu novo lar temporário no Clube da Aeronáutica. Lá teremos as condições mínimas de apoio para prosseguir com os consertos e os aprendizados. Esta semana tentei localizar mais pessoas que velejem HC16 em Brasilia e consegui identificar duas pessoas, uma no Iate Clube e outra que tem o HC16 em casa. Se conseguirmos fazer uma lista com os emails de todos e podemos reunir este grupo, que parece bem disperso.

Capas de proteção

Tenho feito orçamentos para confeccionar a capa de proteção do barco em plástico azul. Os orçamentos em Brasilia estão em torno de 450 reais (capoteiros na Asa Sul e Vila Planalto) sendo que o capoteiro oficial de HCs em São Paulo me orçou em 360 reais para HC16 (sem o frete). Acho melhor fazer em São Paulo pois tenho uma de suas capas e é muito bem acabada.

Veja em:

http://www.dombrowsky.com.br/lonas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário