domingo, 15 de julho de 2007

Plano de Vôo - Destino Clube da Aeronaútica!


Já estamos na terceira semana de julho e pela frente temos apenas agosto para que chegue ao fim a temporada de ventos fortes em Brasília. A Fênix já está em condições mínimas de velejar. Claro que antes de fazer o primeiro testes na água eu gostaria de ter alguns de suas partes mais bem acabados.

Principalmente aqueles pontos que dizem respeito a segurança do barco com ênfase naqueles que importam caso o barco vire. O certo é que mesmo com o flutuador de ponta de mastro instalado (que impede que o barco chegue a virar completamente, o famoso estilo “tartaruga”, isto é com o mastro apontando para o fundo) ainda deveríamos testar se o mastro está estanque. Mastro estanque significa que caso o barco emborque, a água não penetrará dentro do mastro. Se o mastro não está selado e bem estanque, o peso adicional da água no mastro torna o barco bem mais difícil de ser desvirado - senão impossível. Outro sistema que deveria estar pronto e fácil para uso é o sistema de cabos “havaiano” de “descapotamento”.

Apesar de termos provisoriamente o cabo da escota velha amarrada aos pilões do barco e que serve de cabo de desvirar, o certo seria ter todo o esquema de polias do sistema havaiano funcionando perfeito. Na foto abaixo mostro o sistema havaiano tradicional, montado e visto por baixo (onde ele fica). A foto foi obtida do manual de montagem do Hobie Catsy.


Considerando que o R. tem 120 quilos e eu 65 temos um peso total de 185, o que dá cerca de 411 libras o que está bem na medida para desvirar o barco em ventos de até 8 nós (14 Km/hora).

Ventos mais fortes fica ainda mais fácil desvirar.

Hoje passei boa parte do dia revendo os sites na internete e os grupos de discussão sobre como são os sistemas de desvirar e quais as técnicas para pessoas leves (como eu) desvirar Hobie Cats 16 sozinhos. Não há muito que possa ser feito, mas ainda assim é possível tentar. Existem sistemas de alavancagem com tirantes que podem ser usados para aumentar o torque de uma pessoa com pouco peso.

Bom...seja lá quais forem as condições na semana que vem devemos levar o barco da Península Norte para o Clube da Aeronautica. São apenas oito quilômetros e o traçado do percurso pode ser visto na foto deste blog.

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