No fim de semana de 5 de maio, conseguimos finalmente começar a levantar “vôo”! Depois de conferir todas as peças remanescentes do barco destruído e muita pesquisa na internet em busca de manuais, a última etapa era fotografar um Hobie Cat 16 todo montado.
Levamos a câmera digital e assim na hora da montagem podemos fazer comparações. Temos agora uma lista mais completa do que iremos precisar. O Jucá continua fazendo uma pesquisa de preços em vários lugares, pois queremos manter os gastos mínimos. Mais alguns dias e será possível ter a maior parte das peças aqui em Brasilia. Claro que na última hora sempre irá faltar algo, mas nesse caso podemos recorrer as lojas locais.
As peças mais caras são a caixa do leme, a barra completa do leme e o flutuador para mastro.
Cabe dizer que fomos unânimes e concordamos que vale a pena investir no flutuador para mastro (zepellin). Queremos evitar a triste surpresa de capotar com o mastro para baixo! (turtle capsize). Desvirar um Hobie Cat 16 nestas condições não é exatamente divertido ou fácil.
Lista de Peças em Maio
Junção do leme (inclusive com regulador, end cap, distorcedor da junção)
dois eixos/parafusos de nylon (para barco série antiga) para unir a barra do leme com as canas do lemes (com as respectivas porcas de nylon)
1 caixa de leme HC16
1excentico do leme
1eixo de excêntrico
1 manilha tipo balão de 8mm
1 manilha tipo balão de 8mm
1 esticador de proa de 10 furos
1 manilha balão 6mm
2 manilhas 3/16
5 pinos de aco com anilhas
01 FLUTUADOR PARA MASTRO HC 16 (zepelin) COM SUPORTE
Dois lugares em Brasilia foram visitados neste dia: inicialmente o pequeno clube de windsurfistas que fica ao lado do Hotel Bluetree, onde o clima é simplesmente sensacional (além do excelente vento que estava no dia).
O Hector ficava toda hora dizendo: “What a wonderful place”!!!. Deve ser mesmo! Como estamos também procurando um local mais definitivo para nos instalar, depois de montar o Fênix, o pequeno clube passou a ser uma das opções, pois lá já estão 4 Hobie Cats 16, recuperados pelo pessoal do clube em 2005 (eles simplesmente compraram todos os Hobie Cats 16 ainda remanescentes nos principais clubes de Brasilia, zerando o estoque de barcos usados a venda!).
Estamos convidados pelo Almyr (líder do clube) para fazer parte do “cool place” enquanto montamos o barco (ainda não estamos certos quando estaremos em condições de levar a Fênix para lá) ou depois que ele estiver montado.
Tiramos muitas fotos de detalhes das peças do barco, nos concentrando nas montagens dos estais, detalhes das ferragens da buja e respectivos cabos. Na verdade, depois que se entende o conjunto e se estuda os manuais, tudo fica bem fácil. Por falar em manuais aqui vai a dica: a melhor fonte de manuais e documentos para montagem e navegação de Hobie Cats não está (como se poderia supor) no site oficial da Hobie, mas sim em um site de usuários de Hobie na Europa. Anotem aí:
Tem de tudo e está muito bem organizado.
http://www.hobie-cat.net/site_it/index.php?produits,hobie_pieces
O segundo lugar de visita do dia foi no Clube da Aeronáutica, onde ainda tenho o Hobie Cat 14, o velho e bom Toa-Toa. As condições do Clube da Aeronáutica para manter o barco são muito boas e lá conversamos com o Salvador que é o serralheiro que deverá fazer o carro de atraque da Fênix. Ele vai pegar as medidas do carro de atraque no clube dos windsurfistas e fazer todo o carro. O Rômulo ficou de comprar as rodas (que devem ser de tamanho adequado para que o carro funcione bem na grama), sendo que o Jucá e o Hector vão se encarregar do acabamento e da pintura.
O Rômulo localizou e recuperou as peças (fusis laterais e frontais) que quase íamos comprar novas. Conforme suspeitei, o Zé Ignácio (que pintou os cascos no Cota Mil) tirou essas peças antes da pintura e reparos dos cascos e quando os pegamos de volta, as peças ficaram para trás dentro de uma lata. O Rômulo também já arrumou os 4 pneus para colocar o barco encima para que não fique na grama, pelo menos enquanto o carro de atraque não chega.
Depois das visita resolvemos tomar umas cervejas no Clube da Aeronáutica, enquanto fazíamos planos. Ficamos sabendo que em certas “comunidades secretas”, o apelido do Hector é “Bilge” - que é aquela lamina de água suja (cheia de óleo geralmente) que fica no fundo do casco dos barcos.
Vixe!
J.
Não sou supersticioso
Há 13 anos
olá pessoal,
ResponderExcluirgostei muito do que vi aqui neste pequeno diario de um hobie cat (apelidei assim) e tenho a mesma historia. tenho um hobie cat 16 (nome: imunidade baixa) imaginem porque? kkkk. isso mesmo so vive doente e quebrado. bem, eu acabei de reforma-lo depois de uma ardua jornada de procurar peças. mas agora quero monta-lo. vcs poderiam me ajudar? sou de pernambuco - recife. preciso montar as bananas e gsotaria de saber se para isso é so encaixe ou tbm alguma maneira em especial? quais os cuidados que devo tomar na hora da montagem da ferragem? travessa frontal, trazeira e laterais com os respectivos joelhos. obj agardo respostas.
olá,
ResponderExcluireste é meu email: afadeco2000@yahoo.com.br
andre almeida.
Essas caixa de leme não tem 2 para vende conpleta
ResponderExcluirOlá pessoal, tive um acidente com meu HC14 que causou uma trinca na fibra, na base onde encaixa a banana na base do tranpulin, isso tem conserto? Poderiam.indicar alguém? Sou de Santo André no ABC. Grato.
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