quarta-feira, 9 de maio de 2007

Coletando as peças, aprendendo a montar!





No fim de semana de 5 de maio, conseguimos finalmente começar a levantar “vôo”! Depois de conferir todas as peças remanescentes do barco destruído e muita pesquisa na internet em busca de manuais, a última etapa era fotografar um Hobie Cat 16 todo montado.

Levamos a câmera digital e assim na hora da montagem podemos fazer comparações. Temos agora uma lista mais completa do que iremos precisar. O Jucá continua fazendo uma pesquisa de preços em vários lugares, pois queremos manter os gastos mínimos. Mais alguns dias e será possível ter a maior parte das peças aqui em Brasilia. Claro que na última hora sempre irá faltar algo, mas nesse caso podemos recorrer as lojas locais.

As peças mais caras são a caixa do leme, a barra completa do leme e o flutuador para mastro.

Cabe dizer que fomos unânimes e concordamos que vale a pena investir no flutuador para mastro (zepellin). Queremos evitar a triste surpresa de capotar com o mastro para baixo! (turtle capsize). Desvirar um Hobie Cat 16 nestas condições não é exatamente divertido ou fácil.

Lista de Peças em Maio
Junção do leme (inclusive com regulador, end cap, distorcedor da junção)
dois eixos/parafusos de nylon (para barco série antiga) para unir a barra do leme com as canas do lemes (com as respectivas porcas de nylon)
1 caixa de leme HC16
1excentico do leme
1eixo de excêntrico
1 manilha tipo balão de 8mm
1 manilha tipo balão de 8mm
1 esticador de proa de 10 furos
1 manilha balão 6mm
2 manilhas 3/16
5 pinos de aco com anilhas
01 FLUTUADOR PARA MASTRO HC 16 (zepelin) COM SUPORTE

Dois lugares em Brasilia foram visitados neste dia: inicialmente o pequeno clube de windsurfistas que fica ao lado do Hotel Bluetree, onde o clima é simplesmente sensacional (além do excelente vento que estava no dia).

O Hector ficava toda hora dizendo: “What a wonderful place”!!!. Deve ser mesmo! Como estamos também procurando um local mais definitivo para nos instalar, depois de montar o Fênix, o pequeno clube passou a ser uma das opções, pois lá já estão 4 Hobie Cats 16, recuperados pelo pessoal do clube em 2005 (eles simplesmente compraram todos os Hobie Cats 16 ainda remanescentes nos principais clubes de Brasilia, zerando o estoque de barcos usados a venda!).

Estamos convidados pelo Almyr (líder do clube) para fazer parte do “cool place” enquanto montamos o barco (ainda não estamos certos quando estaremos em condições de levar a Fênix para lá) ou depois que ele estiver montado.

Tiramos muitas fotos de detalhes das peças do barco, nos concentrando nas montagens dos estais, detalhes das ferragens da buja e respectivos cabos. Na verdade, depois que se entende o conjunto e se estuda os manuais, tudo fica bem fácil. Por falar em manuais aqui vai a dica: a melhor fonte de manuais e documentos para montagem e navegação de Hobie Cats não está (como se poderia supor) no site oficial da Hobie, mas sim em um site de usuários de Hobie na Europa. Anotem aí:

Tem de tudo e está muito bem organizado.

http://www.hobie-cat.net/site_it/index.php?produits,hobie_pieces

O segundo lugar de visita do dia foi no Clube da Aeronáutica, onde ainda tenho o Hobie Cat 14, o velho e bom Toa-Toa. As condições do Clube da Aeronáutica para manter o barco são muito boas e lá conversamos com o Salvador que é o serralheiro que deverá fazer o carro de atraque da Fênix. Ele vai pegar as medidas do carro de atraque no clube dos windsurfistas e fazer todo o carro. O Rômulo ficou de comprar as rodas (que devem ser de tamanho adequado para que o carro funcione bem na grama), sendo que o Jucá e o Hector vão se encarregar do acabamento e da pintura.

O Rômulo localizou e recuperou as peças (fusis laterais e frontais) que quase íamos comprar novas. Conforme suspeitei, o Zé Ignácio (que pintou os cascos no Cota Mil) tirou essas peças antes da pintura e reparos dos cascos e quando os pegamos de volta, as peças ficaram para trás dentro de uma lata. O Rômulo também já arrumou os 4 pneus para colocar o barco encima para que não fique na grama, pelo menos enquanto o carro de atraque não chega.

Depois das visita resolvemos tomar umas cervejas no Clube da Aeronáutica, enquanto fazíamos planos. Ficamos sabendo que em certas “comunidades secretas”, o apelido do Hector é “Bilge” - que é aquela lamina de água suja (cheia de óleo geralmente) que fica no fundo do casco dos barcos.

Vixe!

J.

4 comentários:

  1. olá pessoal,
    gostei muito do que vi aqui neste pequeno diario de um hobie cat (apelidei assim) e tenho a mesma historia. tenho um hobie cat 16 (nome: imunidade baixa) imaginem porque? kkkk. isso mesmo so vive doente e quebrado. bem, eu acabei de reforma-lo depois de uma ardua jornada de procurar peças. mas agora quero monta-lo. vcs poderiam me ajudar? sou de pernambuco - recife. preciso montar as bananas e gsotaria de saber se para isso é so encaixe ou tbm alguma maneira em especial? quais os cuidados que devo tomar na hora da montagem da ferragem? travessa frontal, trazeira e laterais com os respectivos joelhos. obj agardo respostas.

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  2. olá,

    este é meu email: afadeco2000@yahoo.com.br

    andre almeida.

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  3. Essas caixa de leme não tem 2 para vende conpleta

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  4. Olá pessoal, tive um acidente com meu HC14 que causou uma trinca na fibra, na base onde encaixa a banana na base do tranpulin, isso tem conserto? Poderiam.indicar alguém? Sou de Santo André no ABC. Grato.

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